Ensino Médio

Proposta Pedagógica

O Colégio Objetivo de acordo com os PCN’s, propõe uma aprendizagem adequada às necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da nossa sociedade, que considerem a vivência dos alunos e garanta experiências essenciais para a “formação de cidadãos autônomos, críticos, participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem” (Parâmetros Curriculares Nacionais).

Desenvolver nos alunos o amor ao saber, a capacidade de pensar, a valorização do núcleo familiar, a consciência da cidadania, da solidariedade. Formar o jovem para um mundo globalizado e para os seus novos parâmetros.

O Ensino Médio tem por objetivo a abordagem da práxis educativa que será direcionada com a finalidade de assegurar ao aluno-cidadão o aprofundamento e a consolidação dos conhecimentos adquiridos no Ensino Médio. Além de dotá-lo de instrumentos que o leve a desenvolver competências que lhe permita “continuar a aprender” de forma autônoma e crítica, em níveis cada vez mais complexos de estudo.

Em nossa proposta educacional, está inserido o material didático do Sistema Objetivo, atualizado e eficiente, tornando as aulas mais dinâmicas e com linguagem envolvente. Possui informações que os alunos precisam na medida certa, apresenta textos e imagens que instigam a curiosidade e a compreensão, oferece exercícios em diferentes graus de complexidade e aprendizagem, desenvolve aptidões dando ao aluno a base necessária para uma formação sólida e segura, capacitando-os para enfrentar com sucesso o vestibular. A organização dos conteúdos está vinculada a uma concepção de ensino em que se valorizam os aspectos cognitivos, pessoais e sociais, e também o aluno como responsável por sua própria aprendizagem, oportunizando ao educando a construção de conceitos e o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa de forma contextualizada e relacional.

As aulas são desenvolvidas por profissionais qualificados e competentes, que estimulam os alunos a serem construtores de um conhecimento compartilhado. São ministradas de forma interativa, adequando o ensino à aprendizagem e desenvolvendo atividades que possibilitem a ação reflexiva dos alunos.

Durante as aulas, o educando terá acesso a Laboratórios, desenvolvendo assim experiências práticas como complemento imprescindível aos conteúdos estudados, potencializando-os e transformando-os em conhecimentos. Na biblioteca o aluno obtém mais informações sobre os assuntos estudados aprofundando seus conhecimentos de pesquisa, tendo à sua disposição um acervo organizado, sala de estudos, computadores com acesso a internet banda larga, tv e vídeos.

Material Didático

Um dos diferenciais dos cadernos de atividades, dos livros da Coleção OBJETIVO e de todo o nosso material didático é a constante atualização. Nesse trabalho, o Centro de Pesquisa e Tecnologia – CPT – UNIP/OBJETIVO traz a tecnologia de ponta; a Divisão de Sistemas e Métodos de Aprendizagem atualiza e controla a metodologia de ensino e as práticas pedagógicas; o Corpo Docente se aplica à análise dos exames vestibulares e à inclusão das questões mais significativas, ano após ano; o Departamento de Programação Pedagógica responsabiliza-se pela estruturação de cursos, dos horários e das demais atividades; a Editora e o Parque Gráfico encarregam-se de colocar na mão do aluno, em todas as unidades, em tempo hábil, o material correspondente a cada aula.

Por isso, quando você tiver em mãos um caderno de atividades, um livro ou um folheto do OBJETIVO, lembre-se de que cada página, cada palavra resultaram de um só propósito: vê-lo em listas de aprovados nos principais vestibulares.

Cadernos de Atividades

É o material básico para o acompanhamento das aulas do Ensino Médio. Modulados aula por aula, contêm: teoria, exercícios que serão desenvolvidos em sala e orientação para aprofundamento do programa na Tarefa de Casa (TC) e nos livros da Coleção OBJETIVO.

Os alunos da 3ª série recebem quatro cadernos de atividades acompanhados por fichas resumos e vinte e seis livros da Coleção OBJETIVO, abrangendo todo o programa de ensino médio, com cerca de 20 mil exercícios de todas as matérias.

Os alunos da 1ª e 2ª séries recebem oito cadernos de atividades, quatro de TC, dois de laboratório e quatro livros de obras literárias. Os da 1ª série recebem ainda quatro cadernos de Informática.

Projetos e Atividades Extracurriculares

Simulado Múltipla Escolha
A inexperiência na resolução de provas longas, com testes de múltipla escolha de diversas matérias e graus variáveis de dificuldades, tem sido responsável, muitas vezes, por resultados desastrosos, mesmo com candidatos bem preparados. O nervosismo, a insegurança e a indecisão são fatores psicológicos negativos que podem ser minimizados ou superados. A capacidade de responder rápida e adequadamente nessas situações de estresse pode ser desenvolvida através do treinamento intensivo. É este um dos objetivos dos nossos simulados: familiarizar o aluno com o preenchimento do cartão de respostas, ensiná-lo a administrar da melhor forma o tempo disponível, habituá-lo a definir uma estratégia para o enfrentamento das questões, adequada ao seu perfil, às suas aptidões e ao seu ritmo.

Simulado Analítico-Expositivo
As questões discursivas impõem um outro comportamento, mais concentrado e reflexivo. O candidato luta, não contra o relógio, mas com outras dificuldades: a compreensão lúcida dos enunciados, a articulação da memória com o raciocínio e com a linguagem, em situação desfavorável, pela tensão natural dos exames e da responsabilidade por um bom resultado. Os simulados analítico-expositivos do OBJETIVO desdobram-se em vários ciclos. A avaliação criteriosa dos resultados individuais permite detectar a tempo e, quase sempre, sanar alguns erros comuns nesse tipo de prova: desarticulação lógica e discursiva, falta de paralelismo no desenvolvimento do raciocínio, inadequação da linguagem, redundâncias, “telegrafismo” e outras incorreções.

Olimpíadas
O Objetivo oferece aulas especiais preparatórias para Olimpíadas de Física e Matemática aos alunos do Ensino Médio que desejam participar dessas competições, de âmbito estadual, nacional e até internacional. Essas aulas visam a aprofundar as matérias e desenvolver o raciocínio lógico do aluno, através do estudo dos conceitos das disciplinas e da resolução de exercícios com alto grau de complexidade, nos moldes daqueles aplicados nas provas.

O professor acompanha a evolução dos alunos individualmente e reforça os assuntos em que sentem dificuldades. Mais que a conquista de medalhas, o intuito é revelar novos talentos e estimular o estudo e o interesse pelas disciplinas da área de Exatas.

Eventos Regulares

Passeios Pedagógicos
São programados para locais onde haja não apenas opções de lazer e diversão, como também curiosidades científicas e culturais.

Projetos solidários
O objetivo promove trabalhos filantrópicos com o intuito de contribuir com entidades assistenciais. Na disciplina de Ética e Convivência e Relações Humanas ou em projetos interdisciplinares, o aluno é convidado a refletir sobre seu papel na sociedade.

Escola de Esportes
Por meio das Escolinhas, o Colégio Objetivo oferece aos seus alunos a oportunidade de desenvolver o equilíbrio emocional, a boa forma física e a autodisciplina. O Colégio tem consciência da importância de uma forma saudável que desenvolve o espírito esportivo, a interação em grupo e a autoconfiança.

Para tanto, são oferecidas várias modalidades esportivas: voleibol, basquetebol, handebol, futsal e natação.

Gincana do Colégio Objetivo – GINCO
Têm como princípio incentivar a integração, a criatividade, a curiosidade e a responsabilidade entre os alunos. Além de promover o espírito de solidariedade presentes nas tarefas.

Exposição de Conhecimento – ECCO
Acontece no segundo semestre e tem como objetivo estimular a pesquisa, valorizar a diversidade de idéias, bem como as relações interpessoais.

Arraial do Colégio Objetivo – ARCO
É a tradicional festa junina que envolve toda a comunidade escolar. As danças, barracas típicas e brincadeiras mantêm viva a tradição.

Festival de Arte e Comunicação – FAC
A proposta do festival é estimular a comunicação através de diversas linguagens artísticas (dança, teatro, pintura, música, etc.), bem como, estimular a criatividade dos alunos.

Trabalho de Campo
São projetos multidisciplinares como complemento de teorias estudadas; são orientados pelos professores das áreas correlacionadas e tem como objetivo de observar e relacionar os conhecimentos teóricos com a prática, propiciando ao educando interações com o meio.

Palestras / Orientação Vocacional
Durante o ano letivo, o Colégio Objetivo programa uma série de palestras e outras atividades interativas ministradas por profissionais de diversos setores ocupacionais que proporcionam o esclarecimento de dúvidas a respeito das profissões e auxiliam os alunos na escolha da carreira.

Atualidades on-line
Os alunos podem acompanhar em nosso site todas as segundas-feiras a partir das 15 horas, uma aula que aborda diversos assuntos da atualidade apresentada pelo Curso Objetivo / São Paulo.

Além de estudar, têm oportunidade de interagir em tempo real formulando perguntas e esclarecendo dúvidas. Para tanto, contamos com 23 computadores na biblioteca e três laboratórios de informática a disposição do aluno, além das salas de multimeios.