Ensino Fundamental

Fins e Metodologia

A meta da educação no Ensino Fundamental é a formação integral do aluno, por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades, proporcionando-lhe o ajustamento ao meio físico e social. Para tanto, a metodologia indicada é a da aprendizagem pela atividade – aprender fazendo. O apoio e a orientação ficam a cargo do professor, mas são os recursos tecnológicos e educacionais que oferecem a base desse projeto.

O Colégio Objetivo elaborou processos próprios de ensino, que se revelaram da maior eficiência e cuja principal característica é a de estimular a criatividade da criança, utilizando programação científica orientada. Pra isso, trabalham permanentemente no Objetivo, pedagogos, professores e funcionários especializados.

No planejamento e na execução de cada atividade dos cursos, foram levados em conta o nível de conhecimento dos alunos, o seu ritmo de aprendizagem e os tipos de motivação que os inspiram. Esse procedimento visa respeitar as diferenças individuais e as características mais importantes da criança, na realização de cada uma das atividades.

O Objetivo oferece uma programação que envolve atividades variadas, com o fim de promover o desenvolvimento físico, intelectual e emocional. Inclui, entre outras, a educação física e os jogos, a educação sensorial, a sociabilização, o pensamento criativo e crítico, a sondagem de aptidões, o incentivo ao raciocínio lógico e o estímulo do senso estético, num esforço integrado de desenvolvimento da personalidade.

Material Didático

O que diferencia o material didático do Objetivo, com seus Cadernos de Atividades e os livros da Coleção Objetivo, é a constante atualização de conteúdo, pedagógica, tecnológica, gráfica e visual e o cuidado com que é elaborado, para abranger todo o conteúdo programático e responder rapidamente aos desafios e acontecimentos do mundo contemporâneo.

2º ao 5º ano
Caderno Bimestral com Atividades de Português, História e Geografia.
Caderno Bimestral com Atividades de Matemática e Ciências.
Caderno Bimestral de Inglês.
Agenda Escolar Semestral.
Pasta Semestral com fichas para Artes Visuais.
Pasta Bimestral de jogos (Matemática)
Pasta para guardar Produções de Texto.
Jogo de quebra-cabeça sobre os Sistemas do Corpo Humano.
Pasta com mapas.
Cadernos pautados.
Óculos 3D.

6º ao 9 ºano
Caderno Bimestral de Artes, História, Geografia, Ciências e Informática.
Caderno Bimestral de Matemática, Português e Inglês.
Agenda anual.
Obras literárias em edições especiais: História de Tia Nastácia, A Reforma da Natureza, Mitos Gregos, Romeu e Julieta, Viagens de Gulliver, Brás, Bexie e Barra Funda e muitos outros.
Óculos 3D.

A avaliação e o acompanhamento do aluno serão de forma cumulativa e somativa. Partindo sempre da avaliação diagnóstica, essa oferecerá ao professor indicadores referentes ao nível de conhecimento do aluno, contribuindo para que sejam alcançados os objetivos propostos em cada componente curricular. A avaliação também é contínua no processo de ensino e aprendizagem, através de provas escritas, trabalhos diversificados e de observação por parte do docente.

A recuperação é semestral e compreende estudos dirigidos, aulas que abrangem os assuntos ou as dificuldades apresentadas pelo aluno no semestre e uma prova sobre os assuntos estudados. Após a recuperação semestral ocorre a verificação complementar para o aluno que não atingiu 6 (seis) na média final, compreendendo aulas e provas.

Projetos e Atividades Extracurriculares

O Centro Educacional Objetivo busca proporcionar uma educação integral, que se baseia fundamentalmente no desenvolvimento pleno e concomitante das capacidades do aluno em todas as áreas. Com isso, evita-se a supervalorização das áreas em que ele possua maior talento. O programa de ensino do Objetivo procura oferecer o maior número de oportunidades, a fim de que o aluno se torne bem-sucedido ao longo de sua vida. Além das aulas normais, constantes no currículo obrigatório, o programa abrange múltiplas atividades, criando condições afetivas para que, ao mesmo tempo, sejam estimuladas e aplicadas as capacidades dos alunos nas diversas áreas.

As Atividades e Aulas Extracurriculares, teóricas e práticas são oferecidas como suplemento, enriquecimento e revisão do programa escolar. Entre elas, as atividades artísticas opcionais (música, literatura, pintura, etc.) são encorajadas porque se revelam extremamente importantes para o processo da criação e da comunicação.

Inúmeros são os projetos e Atividades oferecidas em caráter opcional, tais como:

  • Exposição do Conhecimento (ECCO);
  • Festival de Arte e Comunicação (FAC);
  • Jogos Internos do Colégio Objetivo (JICO);
  • Gincana do Colégio Objetivo (GINCO);
  • Arraial do Colégio Objetivo (ARCO);
  • Cine-aula;
  • Passeios Pedagógicos;
  • Projetos de Solidariedade.

O que se pretende é dar ao aluno condições para uma formação plena: além da informação, da transmissão e da troca de conhecimento, o aluno terá oportunidade de participar de atividades culturais e esportivas, descobrindo sua criatividade, suas tendências, seus gostos e desenvolvendo-os plenamente.

Dessa forma, propicia-se ao aluno – levando-se em conta suas dificuldades e seus anseios – um contato profundo e constante com o mundo que o cerca, capacitando-o a estabelecer um vínculo significativo com a realidade e a transpor barreiras, preparando-se solidamente para a vida futura.