04 de maio de 2017

Professores do Colégio Objetivo utilizam plataforma Geekie para melhorar desempenho de alunos

O plano de aula de um professor é ferramenta essencial para garantir o bom desempenho dos alunos em sala, mas para que as aulas sejam formuladas de maneira eficiente é importante que o professor consiga identificar de maneira eficaz as dúvidas e pontos a serem reforçados durante a apresentação dos conteúdos.

Desde 2016 os professores do Colégio Objetivo contam com o auxílio da Geekie, uma ferramenta que permite diagnosticar o desempenho dos estudantes e, assim, planejar as aulas futuras com base nos resultados avaliados pelo aplicativo.

A Geekie é uma plataforma digital complementar ao conteúdo apresentado em sala de aula, tanto por meio de vídeo aulas quanto de exercícios e testes. Os resultados são transformados em relatórios de desempenho e monitorados pelos professores. Com isso, permitem a eles saber quais os conteúdos que precisam de reforço em cada turma.

Alunos durante teste da plataforma Geekie

São gerados 3 tipos de relatório: um para o aluno, um para os professores e outro para os coordenadores. O primeiro permite ao aluno se planejar quanto aos conteúdos a serem estudados e revisados. O segundo, permite aos professores analisarem a situação de cada sala e montarem planos de aula mais eficazes. O terceiro garante que os coordenadores vejam quais as matérias e quais as turmas que estão mais deficientes em cada assunto e auxiliem na atuação dos professores através de um diagnóstico pedagógico.

O coordenador do Ensino Médio Mais, Philip Auzier, explica que a Geekie auxilia na rotina de estudos por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é a mesma metodologia usada pelo Enem na correção das provas. “É gerado um relatório de acordo com as respostas dos alunos. Esse relatório apresenta uma sugestão de estudo, um caminho que eles podem percorrer para ter um potencial maior na hora de estudar”, aponta o professor.

Para os estudantes, a Geekie facilita bastante o estudo individual, como afirma Lucas Morimoto, aluno da 3ª série do Ensino Médio Mais. “Eu vejo a Geekie como o melhor amigo do aluno. As vídeo aulas, junto dos exercícios da plataforma, são muito autoexplicativos e nos ajudam, porque muitas vezes a gente não tem tempo de explorar tanto um determinado assunto em sala de aula e, na Geekie, conseguimos ir mais a fundo do conteúdo”, conta.

Além disso, a plataforma também é aliada dos pais, pois permite que eles saibam como está o desempenho dos filhos e possam auxiliar na rotina de estudos, como aponta a mãe de Lucas, Ruth Morimoto. “É uma ferramenta muito boa. Tenho o hábito de observar o desempenho do meu filho e, assim, fico sabendo onde ele está tendo dificuldades e o que ele está fazendo para melhorar”, afirma.

Assessoria de Comunicação

Compartilhe