25 de maio de 2017

“O Fantástico Mundo da Leitura” é encerrado com contos e poesias de alunos do Colégio Objetivo

Na última quinta-feira (18) foi realizado o encerramento do projeto “O Fantástico Mundo da Leitura e da Escrita”, idealizado pelo Colégio Objetivo em 2016 e desenvolvido por orientadores, professores e alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Entre as atividades desenvolvidas durante o projeto estão rodas de conversas, dinâmicas e releituras de textos com a presença do poeta Rubens Vaz Cavalcante.

A atividade marcou o encerramento do projeto em 2016 e o início do período 2017, e contou com a presença de professores e alunos que declamaram as poesias produzidas no ano anterior. A base literária se deu através dos livros “Poesia, pra que serve?” e “O baile das letras”, ambos escritos por João Evangelista Rodrigues.

Os alunos homenagearam com poesias autorais a professora Rebecca Amor, que produziu o encarte do livro “Poesia, pra que serve?” e desenvolveu as atividades pedagógicas do projeto, por sua dedicação na aplicação do conteúdo. A professora afirma que o projeto tem grande importância e impacto na vida dos alunos. “Foi uma troca de experiências fundamental para que as crianças se tornem seres capazes de expandir sua imaginação, buscar novas experiências na mágica que é o mundo da poesia. Além de conhecer como funciona o trabalho de um poeta, que é totalmente relevante para a sociedade”, destaca.

O poeta e filósofo João Evangelista conta que a leitura poder ser educativa e prazerosa ao mesmo tempo. “Assim como na minha infância, a leitura deve ser estimulada pela escola e principalmente pelos pais, criando uma ponte entre a imaginação e a educação, onde a criança possa enxergar a leitura de forma mais afetiva e agradável”.

Um exemplo disso é a aluna do 3º ano do Ensino Fundamental, Ana Beatriz Lestensky, participante do projeto. Para ela este hábito é uma rotina. “Sempre peço para os meus pais comprarem livros e gibis, às vezes leio em apenas um dia, gosto muito de livros de romance, comédia e aventura”, acrescenta.

Para a edição do projeto em 2017, os alunos puderam adquirir o livro “O menino e o rio”, lançado pelo autor Rubens Vaz Cavalcante, que esteve contanto a história do seu livro e fazendo dedicatória para os alunos.

 

A importância da leitura

 

Através da leitura a criança consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções. Através do projeto “O Fantástico Mundo da Leitura” os alunos trabalharam as ilustrações e criam poemas, conheceram e declamaram poemas de escritores brasileiros.

O intuito é contribuir para a formação de alunos leitores, críticos e participativos, capazes de interagir em sua realidade na condição de cidadãos conscientes de sua atuação na sociedade, entendida como pré-condição do exercício pleno da cidadania.

Cada aluno participante do projeto teve uma meta de leitura de 20 livros durante o ano, onde recebem o estímulo da leitura e da escrita do espaço escolar e no ambiente familiar, tomando gosto pela leitura, ampliando gradativamente seu desempenho e rendimento escolar.

Todos os livros lidos serão catalogados pelos alunos para que as famílias acompanhem o desenvolvimento e saibam tudo que foi lido durante os anos de participação no projeto. Suas criações como histórias e poemas ficarão no acervo da escola e será aberto para quem desejar ter acesso.

 

Confira aqui a galeria de fotos

Assessoria de Comunicação

Compartilhe