15 de março de 2017

Professor do Colégio Objetivo aponta vantagens das mudanças do Enem

O Ministério da Educação (MEC) anunciou na última semana várias mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e para tranquilizar os estudantes que devem fazer o exame em 2017, professores do Colégio Objetivo falaram sobre os reflexos que as mudanças devem trazer em uma transmissão ao vivo feita através da página do Colégio Objetivo no Facebook (https://www.facebook.com/meuobjetivo/).

As mudanças foram feitas com base em uma consulta pública realizada em janeiro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Uma das mais significativas se deu nos dias de aplicação da prova. Até a última edição do exame, em 2016, as duas provas eram realizadas em dois dias seguidos, o que tornava o processo cansativo para os participantes. Em 2017 a prova será realizada em dois domingos seguidos (5 e 12 de novembro).

Também sofreu alteração a ordem das matérias avaliadas. Nas edições anteriores, a primeira prova continha questões sobre Ciências Humanas e Ciências da Natureza e a segunda abordava Linguagens, Códigos, Matemática e Redação. A partir deste ano, a primeira prova será sobre Ciências Humanas, Linguagens, Códigos e Redação, e a segunda sobre Ciências da Natureza e Matemática.

Segundo o professor de Biologia e coordenador do Ensino Médio Integral do Colégio Objetivo, Philip Auzier, essa é uma grande vantagem para os estudantes, pois além do intervalo entre uma prova e outra garantir tempo de descanso para os participantes, teoricamente a resolução da prova deve se tornar menos cansativa. “O lado positivo de fazer uma prova de Ciências Humanas, Linguagens e Redação no mesmo dia é que você usa o hemisfério direito do cérebro para todas essas matérias. Essas são disciplinas que envolvem criatividade, análise da linguagem, enquanto as provas de Matemática e Ciências da Natureza exigem a utilização do hemisfério esquerdo do cérebro, que está ligado à solução de problemas, ao raciocínio lógico e matemático”, afirma.

A mudança também é positiva para sabatistas (pessoas que guardam o sábado por motivos religiosos). Nas edições anteriores os participantes sabatistas ficavam isolados por horas até poder realizar a prova no período da noite. Com a realização da prova em dois domingos, isso não irá mais acontecer e a prova deve se tornar menos desgastante.

Além das alterações nas datas, foram anunciadas outras mudanças, como:

  • Cadernos de prova personalizados, já com as informações dos participantes inseridas para maior segurança;
  • Solicitação de tempo adicional para Portadores de Necessidades Especiais;
  • Isenção de pagamentos na inscrição para portadores do CadÚnico;
  • Perda do direito de isenção em caso de não comparecimento sem justificativa;
  • O fim da certificação para o ensino médio através do Enem.

Embora as mudanças possam assustar alguns alunos, Philip garante que a prática é a melhor maneira de garantir que não haja surpresas indesejadas na hora da prova e que é este o foco do Colégio Objetivo. “Todos os nossos simulados já vão vir nesse modelo diferenciado, e vamos adaptar todas as nossas aulas a este novo Enem”, reforça.

 

Matrículas abertas

O curso preparatório Objetivo Mais é um programa do Colégio Objetivo que conta com uma equipe de profissionais de destaque voltados para a preparação no Enem e em vestibulares. As matrículas estão abertas. Mais informações pelo telefone (69) 3211-6029 ou na Unidade Jardim Das Mangueiras (Rua Paulo Freire, 4767 – Bairro Flodoaldo Pontes Pinto).

Assessoria de Comunicação

Compartilhe